Sábado é Dia de Vacinação

Em: 12 abril, 2024

A vacinação desempenha um papel fundamental na proteção da saúde individual e coletiva, prevenindo uma série de doenças graves, incapacitantes e, em alguns casos, fatais. Além de proteger quem recebe a vacina, ela também contribui para a proteção de toda a comunidade, por meio da imunização de um número suficiente de pessoas para interromper a transmissão de doenças contagiosas. A vacinação é uma das medidas mais eficazes e seguras para prevenir doenças, sendo essencial para o controle e erradicação de diversas enfermidades ao redor do mundo.

O Dia D de vacinação é uma data estratégica em campanhas de imunização, geralmente utilizada para intensificar a vacinação contra determinada doença em um curto período de tempo. Nesse dia, postos de saúde, unidades básicas e outros locais de vacinação se mobilizam para oferecer as doses, leve seu cartão de vacina pra uma unidade de saúde mais próxima.