A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, faz estudo e monitoramento da lagoa do Queimado.

Em: 7 maio, 2021

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Defesa Civil, faz estudo e monitoramento da lagoa do Queimado. Segue abaixo informações atualizadas.

Data: 15 de abril de 2021

Área total da lagoa (espelho d’água) – 8.436.894,69 m² (8,44 Km²).

Volume estimado – 3.749.730,97 m³ (3,74 milhões de metros cúbicos).

Considerando o mesmo período do ano anterior (abril de 2020), a Lagoa do Queimado apresentou redução de área de superfície e volume de 2,52 Km² e 1,12 milhões de metros cúbicos de água, respectivamente.

Observou-se também redução de área e volume entre os meses de dezembro de 2020 e abril de 2021. A redução identificada foi de 0,39 Km² de superfície e 0,18 milhões de metros cúbicos de água.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Defesa Civil está desenvolvendo um protocolo para monitoramento quantitativo da Lagoa do Queimado que consiste na aquisição, tratamento e análises de imagens de satélite.

O presente monitoramento servirá de suporte para a avaliação e execução das ações e manobras para perenização e manutenção da referida lagoa, objetivando garantir que esse importante recurso hídrico seja preservado e que seu uso seja garantido para a coletividade.